29/09/13 – Domingo Culto 18hs – TENDA DOS MILAGRES – I Samuel 21:1-10

TEXTO
I Samuel 21:1-10
Então veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; e Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi, e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém contigo?
E disse Davi ao sacerdote Aimeleque: O rei me encomendou um negócio, e me disse: Ninguém saiba deste negócio, pelo qual eu te enviei, e o qual te ordenei; quanto aos moços, apontei-lhes tal e tal lugar.
Agora, pois, que tens à mão? Dá-me cinco pães na minha mão, ou o que se achar.
E, respondendo o sacerdote a Davi, disse: Não tenho pão comum à mão; há, porém, pão sagrado, se ao menos os moços se abstiveram das mulheres.
E respondeu Davi ao sacerdote, e lhe disse: As mulheres, na verdade, se nos vedaram desde ontem e anteontem; quando eu saí, os vasos dos moços eram santos; e de algum modo é pão comum, sendo que hoje santifica-se outro no vaso.
Então o sacerdote lhe deu o pão sagrado, porquanto não havia ali outro pão senão os pães da proposi ção, que se tiraram de diante do Senhor, para se pôr ali pão quente no dia em que aquele se tirasse.
Estava, porém, ali naquele dia um dos criados de Saul, detido perante o Senhor, e era seu nome Doegue, edomeu, o mais poderoso dos pastores de Saul.
E disse Davi a Aimeleque: Não tens aqui à mão lança ou espada alguma? Porque não trouxe à mão nem a minha espada nem as minhas armas, porque o negócio do rei era apressado.
E disse o sacerdote: A espada de Golias, o filisteu, a quem tu feriste no vale do carvalho, eis que está aqui envolta num pano detrás do éfode. Se tu a queres tomar, toma-a, porque nenhuma outra há aqui, senão aquela. E disse Davi: Não há outra semelhante; dá-ma.
E Davi levantou-se, e fugiu aquele dia de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate.
INTRODUÇÃO
O Espírito de Deus deixou Saul e foi substituído por um espírito maligno . O Espírito de Deus desceu com poder sobre Davi . Isto abriu as portas par a que Davi fosse empregado para acalmar o espírito atribulado de Saul ao tocar sua harpa . Apesar de no início Saul ter amado Davi, logo ele se tornou muito ciumento. Saul não podia sequer ouvir a canção entoada pelas mulheres a respeito de Davi , nem sobre o profundo amor e afeição demonstrados a ele por sua própria família , nem sobre o respeito e admiração que ganhou junto aos homens de seu exército .
Saul desconfiava de qualquer atitude de Davi. Finalmente, a canção que as mulheres entoavam, comparando e contrastando as vitórias de Davi com as dele, levou Saul ao auge da insanidade.
Saul fez inúmeras tentativas contra a vida de Davi. Algumas foram às ocultas, outras foram mais explícitas, tais como quando procura traspassar Davi com sua lança . Finalmente, Saul deu ordens para que ele fosse morto . Em conseqüência do apelo de seu filho Jônatas, sua ordem foi cancelada durante algum tempo , mas logo depois ele novamente fez de tudo para m atá-lo . Jônatas e Davi se encontraram e desenvolveram um plano que deixaria claro que Saul realmente tinha intenção de matar Davi. Isto resultou na sua fuga e na triste despedida de Jônatas.
Agora, no capítulo 21, encontramos Davi num refúgio político, um homem sem pátria. Chegamos a uma nova etapa de sua vida. É uma época dolorosa de separação, Davi foi vítima do ataque do inimigo :
• Nos seus relacionamentos: estava separadode sua esposa, de sua família, e de seu amigo Jônatas.
• Na vida financeira e social: pois foi isoladode sua posição como empregado de Saul , tornando-se fugitivo.
É também uma época perigosa, mas na qual o ungido de Deus não pode sermorto, não importa quão grande o perigo possa parecer. É tempo de crescimento e de preparação, tempo que o prepara para o dia em que governará Israel como o rei ungido de Deus.
Nessa ocasião a fé de Davi falhou. Ele enfrentou sem medo o gigante Golias, mas agor a não sabia exatamente o que fazer.
DAVI PERDE A LIBERDADE E ÉPERSEGUIDO
Durante 10 anos de maneira implacável Davi foi perseguido por um rei implacável, mal, perverso e por ciúme, inveja na vida desse rei, ele escolhe 3000 homens da elite do exército de Israel, para ir de encontro a Davi. Saul queria destruí-lo de qualquermaneira.
QUEM PODERIA AJUDAR DAVI?
Onde Davi poderia encontrar refúgio ou mesmo pedir ajuda?
Devemos sempre deixar portas abertas por onde passamos. Não devemos desfazer das pessoas ou da igreja, pois poderá acontecer que um dia precisemos de uma mão estendida
Talvez Davi pensasse, certamente Aimeleque, o sumo sacerdote, poderia ser confiável.
Acredito que muitos Salmos de Davi, foram escritos em ocasiões em que ele se encontrava a sós com Deus.Quando estamos sozinhos, temos a oportunidade de refletir.
Davi refletiu, pensou e arriscou confiar no sacerdote.
A FUGA TAMBÉM PODE SER ESTRATÉGICA
E, assim, Davi foge para Nobe, a cidade dos sacerdotes, poucas milhas ao norte e a oeste de Jerusalém(algumas milhas ao sul de Gibeá, a cidade de Saul.)
Existem momentos em que a força contrária é maior que a nossa e nós precisamos fugir.
Quando isso acontecer , se esconda debaixo das mãos de Deus.
Davi está ciente da influência de Saul e de seu potencial para a violência.
QUANDO A SITUAÇÃO SE COMPLICA, VOCÊ TEME
O medo é o mecanismo de defesa do psíquico humano.
O medo só não pode ser transformado em pavor, se isso acontecer, poderemos perder o controle sobre as situações que facilmente poderíamos administrar.
Davi esconde a verdade do sacerdote ,assim, ele guarda o verdadeiro propósito de sua vinda, talvez pensando que esteja fazendo um favor ao sacerdote. Acaba não sendo desse jeito.
EM SITUAÇÕES TERRÍVEIS, VOCÊ PODE FAZER COISAS QUE NUNCA ACHARIA SER CAPAZ DE FAZER.
Aimelequefica perturbado por ver Davi chegando sozinho, e o questiona sobre isso. Davi foi feito comandante de mil homens por Saul.
Davi era cercado de pompa ao chegar nos lugares, devido à sua fama.
O sacerdote pensou,Onde estariam os soldados?
O sacerdote estranha a situação. E pergunta a Davi por que ele vem sozinho.
Davi já tem uma história pronta para o sacerdote.
A bíblia não dizse ele acredita ou não, mas acha melhor não pressionar Davi.
Ele aceita suas palavras sem pensar muito no assunto
Davi acredita que, se mantiver Aimeleque na ignorância, certamente Saul não lhe fará mal. Porémnão é assim que acontece.
Todo esse mistério dá um ar de importância à missão, ou, pelo menos, Davi assim espera.
Agora Davi dá a razão de sua visita: ele precisa de mantimentos, precisa de pão, mas o únicopão que o sacerdote tem às mãos é pão sagrado, pão da proposição, que geralmente é comido só pelos sacerdotes, no santo lugar.
O QUE DAVI FEZ , QUANDO ENTROU EM DESESPERO?
• Davi estava desesperado e faminto, foi na cidade dos sacerdotes.
• Chegou diante do sacerdote Aimeleque.
• Pediu pão.
DEVEMOS SEGUIR O EXEMPLO DE DAVI, SE ESTAMOS DESESPERADOS, O LUGAR CERTO A IR É NA PRESENÇA DE DEUS.
QUEM PROCURA DEUS EM SUA MORADA SAI ALIMENTADO
Davi comeu o pão da proposição que era privilégio dos sacerdotes.
O QUE É O PÃO DA PROPOSIÇÃO?
O pão da proposição é chamado de “Pão sagrado” ou “Pão contínuo”
• Pão sagrado: está exposto na presença do Senhor
Isso significa que ele comeu o O PÃO DA SANTIFICAÇÃO “Que está sempre santificado” : Se dedicarmos tudo que temos a Deus,  tudo que é nosso estará constantemente diante do Senhor, e Deus sempre o santificará.
• Pão contínuo: Pão sempre sobre a mesa
Comeu o “pão contínuo” , O PÃO DA PROSPERIDADE, o pão
que nunca acaba, a provisão de Deus, não é só para hoje , mas é
para sempre.
QUEM PROCURA DEUS EM SUA MORADA SAI ARMADO PARA A LUTA
Davi estava atordoado e fez coisas muito estranhas, assim como nós, quando queremos resolver nossos problemas pelas nossas forças.
Davi então pede uma espada ao sacerdoteAimeleque.,
1. ESSE PEDIDO ERA COMO SE FIZESSEMOS UM PEDIDO IMPOSSÍVEL DE SER REALIZADO.
É como se um membro de nossaigreja acordasse no domingo pela manhã e pensasse, vou na igreja pedir um revolver para o Pastor Davi.
Poucas espadas podem ser encontradas em todo o reino, menos ainda no campo dos sacerdotes.
2. ONDE DAVI ESTAVA COM A CABEÇA AO PEDIR UMA ARMA AUM SACERDOTE, QUALQUER UM SABERIA, QUE O ÚLTIMO LUGAR ONDE HAVERIA UMA ESPADA SERIA NO SANTO LUGAR.
Que necessidade teria o sacerdote dearmas?
Porém havia somente uma nas imediações, a espada de Golias, a espada que Davi conseguira com a vitória sobre o gigante filisteu.
O q ueessa espada significava?
• Essaespada era uma espécie de troféu
• Era um memorial da vitória que Deus deu a Israel através de Davi.
• Na verdade, ela pertencia a Davi, portanto o sacerdote a dá a ele de bom grado, sem dúvida estranhando por que ele veio tão despreparado para a batalha.
Davi dá a desculpa de que estava com tanta pressa que não teve tempo de pegar sua espada ou outra arma.
Isto deve ter produzido um olhar confuso no rosto do sacerdote, à medida que fica cada vez mais difícil acreditar nessa história. Apesar disto, ele lhe dá a espada de Golias, e parece que em seguida Davi parte para Gate.
Davi esqueceu domilagre que Deus concedeu a ele anos atrás.
Embora o sacerdote tivesse a espada como memorial, Davi escolheuesquecer , que Deus era sua força.
• DAVI FOI À PROCURA DE UMA ARMA
• A ÚNICA ARMA QUE ENCONTROU FOI AQUELA QUE ELE CONQUISTOU AO LUTAR COM GOLIAS
• AQUELA ARMA ES TAVA LÁ COMO MEMORIAL
• DEUS RECUPEROU A MEMÓRIA DE DAVI
• DAVI ENTROU NAQUELE SANTUÁRIO À PROCURA DE RESPOSTA, PÃO E UMA ARMA.
• DEUS RESPONDEU ENTREGANDO A ARMA QUE JA ERA DELE ,
CONCLUSÃO
Nós nos desesperamos, procurando respostas para nossas batalhas, mas Deus sempre diz:
1) Você já tem a arma
2) Ela está à sua espera no santuário
3) Davi encontrou a resposta no santuário
4) Foi sustentado para sempre ,com o pão do milagre
5) Descobriu que esse pão o faria ser  santificado e próspero
6)Deus o armou com a arma do milagre, aquela que o levou à vitória
7)No Santuário Davi lembrou que era o escolhido, e ungido de Deus.
FAÇA SEU MEMORIAL A DEUS
LEMBRE-SE QUE DEUS TE SANTIFICA
LEMBRE-SE QUE DEUS TE FAZ PRÓSPERO
LEMBRE-SE QUE DEUS BATALHA POR VOCÊ
SUA ARMA É O ESPÍRITO SANTO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s